ESCOLA MUNICIPAL MIRAGUAÍ
O projeto foi elaborado pelo professor Antonio Roque de Quadros, a ser desenvolvido na escola Municipal Miraguaí de Terra Nova do Norte MT
PROJETO: PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO FEIJÃO
TERRA NOVA DO NORTE-MT
2011
RESUMO
A escola possui uma enorme importância em nossas vidas. É ela quem nos prepara para o futuro e nos dá o conhecimento necessário para que possamos enfrentar os obstáculos que surgem em nosso caminho. Sua missão não é apenas passar conteúdo relacionado à matemática,ciências agrárias ,geografia, português, história, dentre outras matérias. A escola deve fazer com que o aluno se sinta preparado para disputar um espaço dentro e fora da sociedade. Sendo assim o espaço escolar é fundamental para o aprendizado é à base da nossa vida tanto profissional como social, é a instituição mais importante porque só através dela é que a gente adquire informação e conhecimento. O presente projeto O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO FEIJÃO visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender. O projeto viabiliza também o desenvolvimento da autonomia, possibilitando ao aluno a importância do cultivo de plantas de seu convívio, a utilização de uma adubação orgânica, tornando assim a aprendizagem mais significativa.
Palavras chaves: Feijão, Germinação, Crescimento, Adubo Orgânico.
TEMA: PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO FEIJÃO
PROBLEMÁTICA: COMO OCORRE O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO FEIJÃO?
JUSTIFICATIVA
O presente trabalho surgiu da busca de novos conhecimentos teóricos e práticos, tornando assim a aprendizagem dos alunos mais significativa, pois são vários os desafios que precisamos superar no ambiente escolar, onde os alunos possam vivenciar e desenvolver essas práticas na escola, pois o caminho para um mundo mais justo, ético e sustentável é o fortalecimento de experiências ,mesmo que sejam simples.Nesse sentido vale ressaltar também que o fundamental é, diminuir a distancia entre o que se faz de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática.
OBJETIVO GERAL
Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, rompendo o sistema pedagógico vigente, utilizando momentos práticos como processo de construção de novos saberes, proporcionando aos alunos novas práticas de formação do próprio sujeito. Isso porque a criança,à medida que se desenvolve,cria novas habilidades e competências através das etapas de conhecimento, com isso torna-se mais capaz de entender os fenômenos de crescimento das plantas, relacionando-se com esses momentos de observação de forma satisfatória e significativa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
→ Conhecer e valorizar o espaço escolar;
→ Identificar as etapas de germinação do feijão;
→ Acompanhar os momentos de crescimento do feijão;
→ Registrar as aprendizagens adquiridas;
→ Respeitar e compreender o trabalho coletivo;
→ Perceber a importância da utilização de adubos orgânicos;
→ Propor novas alternativas de plantio;
→ Destacar a importância da água;
→ Perceber a importância da luminosidade solar para as plantas;
→ Desenvolver competências e valores para que os alunos possam, repensar as suas atitudes diárias e as suas conseqüências no meio ambiente em que vivem.
PRAZO DE EXECUÇÃO
O presente projeto será desenvolvido no ano letivo de 2011.
PROCESSO DE OPERACIONALIZAÇÃO
O projeto será desenvolvido com alunos das séries iniciais do ensino fundamental (4º e 5º ano).
METODOLOGIA
O trabalho será desenvolvido através de pequenas pesquisas eletrônicas, em revistas, jornais, livros e momentos práticos.
- Enxada
- Trena
- Rastelo
- Copo descartável
- Adubo orgânico
- Sementes de feijão
CRONOGRAMA
Maio | Junho | Julho | Agosto | Setembro | Outubro | |
ESCOLHA DO TEMA | X | |||||
ELABORAÇÃO DO PROJETO | X | |||||
PESQUISAS | X | X | ||||
PRÁTICAS | X | X | X | X | ||
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Através desse trabalho será possível compreender o momento (período) de germinação e as etapas de crescimento do feijão, espera-se também a verificação e compreensão da importância dos fenômenos naturais, no processo de desenvolvimento da planta em estudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário