ESCOLA MUNICIPAL MIRAGUAÍ
A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE ATRAVÉS DOS CLÁSSICOS INFANTIS
Projeto elaborado pela professora Adelita da Silva Bento, a ser desenvolvido na escola Municipal Miraguaí de Terra Nova do Norte.
TERRA NOVA DO NORTE-MT
2011
RESUMO
O presente trabalho pretende salientar a importância da preservação do meio ambiente através dos clássicos infantis. O projeto será desenvolvido com alunos das séries iniciais Educação Infantil e 1º ano da escola Municipal Miraguaí localizada na 6º Agrovila. Nessa concepção observa-se que os primeiros contatos da criança com a literatura ocorrem através dos contos populares, juntando com os contos de fadas contadas pelos pais, despertando o interesse das crianças pelas histórias. No processo da aquisição da leitura e da escrita a literatura infantil tem uma grande importância, pois nos anos iniciais da educação, a criança está na fase dos sonhos e adora ouvir e criar histórias que envolvem o mundo real com o mundo imaginário, com isso nós educadores devemos aproveitar dessa transição para orientar e conduzir a criança de forma instrutiva e educativa.
INTRODUÇÃO
A escola é o espaço privilegiado, em que deverão ser lançadas as bases para a formação do indivíduo. E nesse espaço, deve-se privilegiar a leitura de maneira mais abrangente, pois ela estimula o exercício da mente. Diante desse contexto nós educadores devemos trabalhar diariamente com a literatura, pois esta se constitui em material indispensável que aflora a criatividade despertando a veia artística da criança. Sendo assim torna-se necessário oferecer as crianças oportunidades de forma convidativa e prazerosa onde elas possam explorar os contos fazendo comparações com o dia a dia da sua realidade. Explorando os clássicos as crianças se envolveram num mundo onde tudo é perfeito, e ao comparar com o nosso dia a dia elas puderam observar as dificuldades que enfrentamos.
JUSTIFICATIVA
Este projeto tem o propósito resgatar e perceber a importância da preservação do meio ambiente através dos clássicos infantis no ambiente escolar e familiar. Ao trazer a literatura e os clássicos para a sala de aula, nós educadores estabelecemos uma relação dialógica com os alunos, os livros, suas culturas e a própria realidade. Além de contar, dramatizar ou ler, o educador cria condições em que a criança trabalhe com a história a partir do seu ponto de vista, trocando opiniões, assumindo posições frente aos fatos narrados, defendendo atitudes e personagens, criando novas situações através das quais as próprias crianças vão construindo uma nova história.
OBJETIVO GERAL
Romper com o modelo pedagógico, incluindo a literatura e os contos, como processo de construção de novos saberes proporcionando aos educando condições em que a criança trabalhe com a história explorando e fazendo comparações com a realidade de seu dia a dia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü Desenvolver e divulgar na escola e na comunidade, alternativas que resgate a preservação do meio ambiente.
ü Comparar o espaço vivido pelos personagens com a realidade do dia a dia.
ü Sensibilizar para a importância da preservação do meio ambiente, valorizando os clássicos infantis.
ü Motivar novos olhares valorizando a nossa cultura.
METODOLOGIA
Partindo de considerações de pesquisa de campo e metodológica foi criado o cantinho da leitura, onde ficam expostos no painel os textos contendo uma variedade textual tais como: Clássicos e contos infantis, narrativos, poéticos e lúdicos, gravuras e fotografias entre outros.
O painel de textos fica exposto na parede, onde as atividades são iniciadas com a escolha aleatória de diferentes textos pelos alunos.
Ao escolher o material, o aluno tem a liberdade para criar uma história escrita ou um texto para ser encenado em um teatrinho pela turma. Por exemplo: Chapeuzinho Vermelho. Os alunos se organizam e encenam a peça para depois apresentá-la à classe.
Será utilizado também o uso dos dedoches, fantoches e mascaras
Por fim, os trabalhos do projeto serão divulgados em slides e apresentado aos pais e comunidade em data show.
MATERIAIS UTILIZADOS
- Mídia impressa (textos contos, clássicos infantis, narrativos, literários, informativos, poéticos e lúdicos, gravuras e fotografias, gibis, revistas e outros).
- Máquina fotográfica digital (para registrar os momentos de produção )
- Publicação e exposição das produções em Blog.
- Impressora para impressão das histórias produzidas.
AVALIAÇÃO
A avaliação se dará durante o desenvolvimento do projeto de maneira formativa, verificando se o aluno está atingindo gradativamente os objetivos previstos sob forma de conceitos, habilidades e atitudes. Através disso esperamos que os alunos desenvolvessem um relacionamento mais estreito com os colegas de sala de aula e com a professora. Serão observadas também a participação e interesse dos alunos na realização das atividades, bem como o desenvolvimento individual da cada um.
REFERÊNCIAS
- Computador (pesquisa, digitação);
- Internet (pesquisa e leitura);
- Site (atividades educativas e ciberespaço);
- Turma da Mônica – Sotware;
- Programas (Writer, Colour Paint);
- Scanner (para digitalizar as histórias criadas pelos alunos em sala de aula);
- DVD (para assistir as produções).
Nenhum comentário:
Postar um comentário